Enter your keyword

post

Clima da Austrália: Sol o ano todo

Clima da Austrália: Sol o ano todo

A Austrália possui um clima temperado durante a maior parte do ano, mas isso pode variar devido ao tamanho do continente. Os estados do norte geralmente têm clima quente a maior parte do tempo, enquanto aos estados do sul têm invernos mais frios.

A Austrália também é um dos continentes mais secos do mundo, com nível de precipitação médio anual inferior a 600 mm. Como todos os países do hemisfério sul, as estações do ano na Austrália são inversas às do hemisfério norte. De dezembro a fevereiro é verão. De março a maio, outono. De junho a agosto, inverno. E de setembro a novembro é primavera.

O clima na Austrália para quem gosta de Sol, dias claros, e céu azul, é incomparável com qualquer outro país do mundo. Na Austrália simplesmente quase não chove (ou não chovia pois com a mudança do clima isso pode estar mudando). É considerado um dos países mais secos do mundo. Em alguns dias do ano, a única chuva que cai são dos olhos dos fazendeiros e das prefeituras, chorando pela seca nas plantações e pelo nível baixo das represas. Por outro lado quando São Pedro resolve mandar água lá de cima, a coisa pode ficar literalmente preta, com inundações, queda de pontes, fechamento de estradas, isso sem falar do olhar deprimente das gaivotas, periquitos, e cangurus debaixo do temporal. 

10265617_10152919525000909_1913899687706057111_o

Nota: veja as temperaturas médias das principais cidades da Australia no final da página.

Por falar em chuva, ela pode cair no quarteirão ao lado enquanto um outro à menos de 1 km de distância permanece seco. Os respingos podem durar apenas alguns minutos. O website da meteorologia australiana  chamdo BOM é o websites mais visitados pelos Australianos na Internet (www.bom.gov.au) e dificilmente erra uma previsão. Eles tem duas definições para chuva: Uma quando se referem a “Showers”, que como o nome diz, são chuveiradas ou chuvas isoladas. Quando se referem a “Rain” estão é porque vai chover de verdade, provavelmente em todos os pontos da cidade. Agora, quando se referem a “Hail”, é melhor você procurar um abrigo e botar seu carro na garagem porque vai chover bolas de gelo do tamanho de bola de tênis. Se você vier à turismo por poucos dias na Austrália, nem precisa trazer guarda-chuva porque se chover, está cheio de guarda-chuva made in China sendo vendidos baratinho em lojas como a Warehouse, e muitas outras. Outro ponto é que nos últimos 7 anos não me lembro de ter chovido por mais de 3 dias consecutivos, e mesmo assim, foram os tais dos showers, nada de Rain. Ao invés de guarda-chuva, traga óculos de Sol.

Durante o Inverno o frio e o calor se revezam constantemente. O dia começa gelado, como foi o caso de hoje na Gold Coast quando escrevi essa página. Lá fora tava 5 graus às 6 horas da manhã, além de um céu azul de dar gosto. Foi incrivelmente difícil sair da cama. Na medida que o dia avança, inicia-se um strip-tease coletivo pois a temperatura vai chegar nos 21 graus logo depois do meio dia, para depois colocar tudo de volta ao escurecer. Durante o inverno, que pode começar em Maio e terminar em final de Agosto, a temperatura é sempre gostosa durante o dia, mas de noite e de madrugada esfria bastante, e um casaquinho ou cobertor de orelha torna-se fundamental. No Inverno neva em alguns pontos da Austrália, principalmente nas montanhas, entre New South Wales e Victoria, onde a temperatura pode chegar a 8º abaixo de zero. As Estações de Esqui na Neve na Tasmania e New South Wales sempre dão boas vindas aos invernos rigorosos. No Norte da Austrália (entre o trópico de Capricórnio e a linha do Equador) o Inverno não é frio, pelo contrário, é a melhor época para viajar a região.

Durante o verão o bicho pode pegar, com temperaturas podendo bater os 40º, como num infeliz verão em Melbourne, onde eu de terno e gravata, peguei 44º na sombra. Só não me escafedi por causa de uma Biblioteca Pública, cujo ar condicionado era o melhor do planeta. O Outback e os Desertos Australianos são zonas proibidas nessa época do ano. É coisa para cobra e largatixa somente, e mesmo assim só para as que usam boné e abanador. A temperatura por lá passa dos 50º e ainda por cima não tem sombra. Os verões são quentes em todas as cidades, e pode haver uma sequência de 10 dias seguidos de temperatura de 38º agravada por um vento quente insuportável que parece saído de um forno aberto. O pior é que chega às 10 da noite e o calor não melhora. A vontade que dá é de ir visitar um amigo cuja casa tenha ar condicionado em plena meia-noite. Ventilador e ar condicionado são fundamentais, e o cobertor de orelha tem que se manter afastado(a) de você senão evapora ao contato. Sem dúvida nenhuma, o verão é a pior época para a reprodução humana na Austrália. O lado positivo é que as praias são maravilhosas e ficam cheias de gente e o período de calor extremo é curto, sendo o restante do tempo bastante agradável. O Verão na Austrália começa em meio de Dezembro e acaba em Fevereiro.

verão-na-australia
Nas outras épocas do ano
a temperatura é deliciosa, só interrompida de vez em quando por um vento murrinha vindo do faroeste que atrapalha algumas atividades ao ar livre. De qualquer forma a Austrália tanto no Verão quanto Inverno, tem a maioria dos dias do ano ensolarados e com temperatura agradável. Tem até cidade que compete com a outra, anunciando nos meios de comunicação…”Venha visitar a nossa cidade, pois garantimos 360 dias de Sol por ano”. E a cidade vizinha faz a mesma coisa dizendo:” Não… você tem que vir para a nossa, porque garantimos 361 dias. Um dia extra para você.”, e por aí vai.

Curiosidades sobre o tempo na Austrália:

  • Cidade de Clima mais doido: Melbourne – Pode iniciar o dia gelado e ensolarado, nublar, e ensolarar de novo, chover, fazer sol, cair a temperatura, subir a pontos escaldantes, e descer de novo. É um tal de tira e bota casaco impressionante. Os Australianos que não são de Melbourne, dizem que a cidade tem todas as estações do ano em um único dia.
  • Cidade onde mais chove: Sydney – Apesar de chover pouco, quando chove em Sydney chove por alguns dias consecutivos, e apesar de não ter a mesma incidência de chuvas, bate Melbourne no total de mililitros anuais.
  • Cidade que mais venta: Perth e Hobart – Recebem ventos constantes do Oceano Índico, normalmente das 10 horas da manhã até um pouco antes do anoitecer.
  • Cidade mais seca: Adelaide e Brisbane – Por algum motivo a chuva sempre vai na direção delas, mas quando chega perto ou cai antes, ou passa direto para cair mais adiante.
  • Cidade mais húmida: Cairs e a cidade mais molhadinha da Austrália por estar na zona tropical. Tanto Cairns como Port Douglas tem alta humidade no ar, dando algumas vezes aquela sensação de cozinhamento no vapor.
  • Ciclones são comuns entre os meses de Dezembro e Maio no Norte, Nordeste, e Noroeste da Austrália, provocando inundações na região e ventos destruidores.
  • O clima da Austrália é classificado oficialmente da seguinte forma: Tudo o que está acima do trópico de Capricórnio é considerado Clima Tropical, e o que estiver abaixo é considerado Clima Temperado. A propósito, a Austrália encontra-se inteiramente no Hemisfério Sul abaixo da linha do Equador, e não é cortada pela mesmo.
  • O Buraco do Ozônio na Austrália é mais em baixo, ou seja, comeram todo o ozônio que tinha por aqui, e por isso o Sol queima mais que cardume de água-viva. Se não usar protetor solar +30 do tipo graxa, a pessoa torna-se um sério candidato(a) a pegar um cancer de pele estilo australiano. A necessidade de se proteger do Sol na Austrália é imperativa.

Website da Australia para previsão do tempo  www.bom.gov.au

Temperatura nas Cidades: As temperaturas abaixo são uma espécie de média registrada ao longo dos anos, e não quer dizer que a máxima ou a mínima que você irá experimentar serão as mesmas. Nos últimos dois anos por exemplo, os verões têm sido bem mais quentes, e os invernos mais frios. Veja abaixo o quanto você vai transpirar ou congelar…

  • Adelaide
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro – Fevereiro 15 30
Outono: Março – Maio 12 23
Inverno: Junho – Setembro 5 15
Primavera: Setembro – Novembro 11 22
  • Brisbane
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro – Fevereiro 21 32
Outono: Março – Maio 17 26
Inverno: Junho – Setembro 5 21
Primavera: Setembro – Novembro 15 25
  • Melbourne
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro – Fevereiro 20 28
Outono: Março – Maio 12 24
Inverno: Junho – Setembro 5 16
Primavera: Setembro – Novembro 10 23
  • Perth
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro – Fevereiro 20 32
Outono: Março – Maio 17 26
Inverno: Junho – Setembro 6 20
Primavera: Setembro – Novembro 14 23
  • Sydney
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro – Fevereiro 18 29
Outono: Março – Maio 15 25
Inverno: Junho – Setembro 5 20
Primavera: Setembro – Novembro 14 23
  • Hobart
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro – Fevereiro 14 22
Outono: Março – Maio 8 19
Inverno: Junho – Setembro 3 13
Primavera: Setembro – Novembro 9 18
  • Canberra
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro – Fevereiro 14 27
Outono: Março – Maio 8 20
Inverno: Junho – Setembro 1 10
Primavera: Setembro – Novembro 6 18
  • Darwin
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro – Fevereiro 24 34
Outono: Março – Maio 23 32
Inverno: Junho – Setembro 21 30
Primavera: Setembro – Novembro 22 32
  • Cairns
Temperatura (ºC) Min Max
Verão:  Dezembro – Fevereiro 23 32
Outono: Março – Maio 20 30
Inverno: Junho – Setembro 19 27
Primavera: Setembro – Novembro 20 30
Deixe seu Comentário